quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Para uma noite perfeita,Parte I

Hoje,apesar de estar sem tempo porque amanhã é dia de exame,resolvi escrever sobre o roteiro nocturno de Leiria...
Como muitos dos meus amigos ou quase todos sabem,a noite é uma das minhas paixões!!!
Gosto de sair á noite para me divertir,para beber uns copos(por vezes apanho gandes carroças),para estar com os meus amigos e para,se possível conhecer raparigas bonitas...
Gosto de começar uma bela noitada com um belo jantar,onde a comida seja boa,bem servida,o atendimento exemplar,o espaço tem de me cativar,tenho de me sentir bem lá,estar confortável e,principalmente,estar rodeado de bons amigos!!!Vou começar por enumerar alguns dos locais por onde já passei:Puttanesca,Aqua Doce,Camões,Babbo Santi,Casarão,João Gordo,entre outros...
Começando pelo Puttanesca,restaurante que serve à base de comida espanhola e italiana com mais incidência na espanhola,devido ao seu dono/cozinheiro ser um apaixonado por Espanha,tem uma carta de vinhos que é das melhores que podemos encontrar na zona,é um espaço agradável com uma decoração simples baseada nas casas espanholas de tapas(petiscos),o atendimento é muito bom e para não fugir á regra a música ambiente vem de Espanha...Aconselho,vivamente,a quem ainda não passou por lá!!!
O mais recente sucesso em Leiria é o restaurante-bar Aqua Doce,é um local que costumo frequentar com alguma regularidade,o espaço é espectacular(fica na zona histórica),a decoração está porreira mas confesso que acho que as paredes têm coisas a mais,o atendimento no restaurante é do melhor(jantei lá uma vez e fui muito bem atendido,muita simpatia),a cozinha é internacional mas a comida para o preço que se paga não é nenhuma especialidade mas dou o benefício da dúvida(o espaço tem pouco tempo),o som é muito bom,calminho,podemos conversar na boa...Já me esquecia de referir,a ementa é rotativa...Aconselho mas há melhores locais para se comer bem!!!
O Camões não me fascina,só vou lá quando praticamente já nenhum restaurante serve,a qualidade da comida até é boa,o atendimento também é bom mas,tendo em conta o que comemos,o preço é elevado...Não é um restaurante para quem é um bom garfo,de vez em quando sabe bem um bom bife cheio de molho mas há locais onde comemos melhor o belo bife e sai mais barato...Aconselho mas só quando não tiverem a onde ir!!!
Sou apaixonado por massas e em leiria gosto das pizzas da Pizza Hut(massa alta e fofa)e gosto das massas do Babbo Santi,o atendimento é bom em ambos mas destaco o do Babbo Santi...Quem gostar de massas tem aqui 2 bons locais para frequentar!!!
O Casarão é o meu restaurante preferido,é tipíco para se ir com a família,a cozinha é tipicamente tuga com uma nuance ou outra,as entradas são muito boas(desde os melhores queijos ao melhor presunto,chouriço,passando pelo polvo,pelos jaquinzinhos,tudo divinal),o peixe é de alta qualidade,os empregados são super simpáticos,a decoração baseia-se na antiguidade,o espaço é bonito mas gosto mais de espaços modernos...Como a comida é de comer e chorar por mais,aconselho mesmo muito!!!
A minha última decoberta dá-se pelo nome de João Gordo,um restaurante-marisqueira que fica na gândara e onde podemos optar por vários tipos de refeição,ou á base de petiscos(salada de polvo,salada de ovas,etc)ou optamos pelo belo bife com molho(o tal que é melhor que o do camões e sai mais barato)ou então comemos o belo do marisco,o espaço é simples e agradável,o atendimento é 5 estrelas!!!Aconselho...
Para o roteiro nocturno começar bem optaria pelo João Gordo ou Puttanesca...
Já passei por mais alguns locais mas de momento só me lembrei destes...Espero pelas vossas sugestões!!!
Hoje,fico-me pelos restaurantes,num próximo post falarei de bares e discotecas...
Baci e Abbracci...

7 comentários:

Patrice Barber disse...

+ Um blog na área grande abraço o teu já esta registado no meu. Até lá estuda e bloga..
http://catarsecerebral.blogspot.com/

Dulce disse...

WOW
isso é que foi acordar com "fome" hoje!! a falar de restaurantes logo pela manhã.... ;)

Somos muito parecidos João, não há dúvida..!!
Para mim também há poucas coisas melhores que estar entre amigos, passar uma noite agradável num local acolhedor e... comer bem! ;) Esta última parte é essencial!

Dos locais que recomendaste conheço e gosto especialmente do Puttanesca ("viva Espanha!!") ;) e do Babbo Santi (e "viva Itália" também!! lol).
O Camões é como tu dizes, só quando já é tarde ou quando apetece um calórico bife à Camões ;) Mas o Camões de S.Pedro está muito bem, é mais acolhedor e agradável...

O Casarão não faz muito o meu género, apesar da indiscutivel qualidade. E a tal descoberta, João Gordo... nunca ouvi falar mas talvez um dia destes dê lá um pulo!

O Aqua Doce não tive tempo de conhecer, dei uma espreitadela mas quando regressar aí... passo por lá com mais tempo.

Em Leiria há mais 2 ou 3 sítios agradáveis. O Malagueta, o Matilde Noca... ahhh e um chinês que eu adoro mas nunca sei dizer o nome (fica ali para os lados do Puttanesca).
Quanto ao Malagueta só tem um contra, é muito pequenino... claro que assim se torna acolhedor, mas uns metros quadrados a mais não ficariam nada mal ;)

Sabes que mais? Ironia das ironias dois dos meus restaurantes favoritos ficam nessa localidade que eu taaaaaanto gosto ;) Nazaré... ;) um dia destes ponho-te a par ;)
Boa sorte para o exame... baci!

Anónimo disse...

Manu não me espanta que só tenhas falado de restaurantes, e apetitoso por sinal,é que a partir daqui começas a ter umas certa dificuldade em te lembrares da noite...se é que me faço entender.

Tanque Silva disse...

Para petiscar na zona , sem dúvida do melhor o Fabioca na Marinha Grande

João Leal disse...

Pessoal obrigado pelas sugestões...
Dulce confesso que foi falha minha esquecer-me do Malagueta,é um espaço super acolhedor,a comida é mt boa...Adoro ir lá com uma companhia feminina...lol!?
A Matilde Noca não conheço mas como tens bom gosto,deve ser bom de certeza...Que restaurantes são esses na nazaré?
Tanque já ouvi falar muito bem dos petiscos do fabioca mas ainda não frequentei...
Baci e Abbracci

João Leal disse...

Mano o queres dizer com o teu comentário?Tas a querer chamar-me alguma coisa?Cuidado com essas bocas,pode ser que na próxima fiques a pé...

Dulce disse...

João,

os dois restaurantes da Nazaré que me encantam e que aconselho vivamente são "A Tasquinha" e "O meu Jardim".

O primeiro fica numa daquelas ruas estreitinhas da vila, não muito longe da praia. É um espaço pequenino, muito simples mas onde se é sempre muito bem recebido pelo "Stôr Carlos", um ex-professor de primária de uma simpatia rara que se dedicou à restauração.
A cozinha é óptima, um arroz de marisco fabuloso e uma salada de camarão igualmente deliciosa. Bem, na verdade ali tudo é de óptima qualidade e de sabor indescritivel! :)
O espaço é acolhedor, muito singelo mas perfeito para um jantar relax a qualquer dia da semana. Tem só duas salas pequeninas e está sempre a abarrotar pelo que convém ir cedo (no Verão é ver filas e mais filas à porta....)

O "Meu jardim" fica na saída da Nazaré para S.Martinho do Porto, num local chamado Ponte da Barca, rodeado de pinhais.
É uma casa com um jardim e um pátio fantástico à volta. A decoração é rústica mas com muito bom gosto.
O espaço também não é muito grande pelo que eles pedem sempre reserva antecipada.
A comida varia entre saladas, massas, pizzas e outras de influência internacional... Como o confit ou o magret de pato que estão fabulosos. As entradas também são óptimas e a sangria nem se fala :)
Ah! e as sobremesas!!
O atendimento é que à vezes deixa um pouco a desejar... mas nada de mt grave!

Bem... estamos feitos uns profissionais de apreciação de restauntes ;) eheh
Se precisares de mais alguma dica... call me!! :)
Beso!!